Rede de Segurança facebook

R.S.P.E.

A Rede de Segurança do bairro Padre Eustáquio é uma rede virtual formada por moradores e comerciantes da região. Possui como administradores o Cabo Juliano e Rômulo Pimenta, no segmento do comércio, e Vanessa Freitas integrando as redes dos moradores. Essa rede possui o objetivo de integrar e unir os diversos segmentos da região, bem como alertar qualquer ameaça ou ocorrência que venha a acontecer nas ruas ou estabelecimentos do bairro.

Segurança em primeiro lugar.
Conte conosco!

bootstrap business templates

Encontro dia 01 abril

Segundo encontro do ano, com a presença de comerciantes e moradores da região.


bootstrap business templates

Site da PMMG

Apresentado com o objetivo de conhecer melhor o trabalho preventivo realizado, e demais serviços prestados.


bootstrap business templates

Equipe Atuante

Da esquerda pra direita: Tenente Rocha, Cabo Juliano e Major Ricardo.

2ª Reunião de 2017

business templates

Nesse segundo encontro do ano, moradores e comerciantes tiveram novamente a oportunidade de se conhecer, trocar experiências, e tomar conhecimento das últimas incursões da Polícia Militar, através da 9ª Companhia, pelas palavras do Major Ricardo e do Tenente Rocha.

business templates

Opiniões e ideias foram debatidas e compartilhadas. Dúvidas perante as ações da polícia foram esclarecidas. Moradores e comerciantes, que nunca haviam participado das reuniões, gostaram do que viram, ficando satisfeitos com a ação conjunta de todos os seguimentos do bairro. Alguns depoimentos pessoais serviram de exemplo para os demais participantes, que também passaram por situações parecidas.

business templates

Prevenção foi a palavra de ordem. O Tenente Rocha enfatizou as ações de prevenção que a PM vem realizando diariamente no bairro, convocando a população a fazer o mesmo. Evitar as situações onde o cidadão se torna alvo fácil dos criminosos, e a importância da Rede no combate ao crime, com a união de todos os moradores, comerciantes e amigos do bairro.


Resumo da reunião


Por: Vanessa Freitas
Administradora dos grupos de moradores:

A reunião na Igreja Power no dia 01 de abril, às 10h, foi realizada com a PMMG, em atendimento a demanda da rede de segurança no Whatsapp do bairro Padre Eustáquio. Quem conversou conosco foram o Major Ricardo (comandante da 9ª Cia) e o Tenente Rocha (comandante do bairro Padre Eustáquio).

Estiveram presentes 23 moradores do bairro ( membros das redes e outros que souberam da reunião e tiveram interesse em participar). Foi muito produtiva, creio que uma das mais produtivas entre as ocorridas desde abril de 2015, e promovidas pelas redes junto com a PM!

Pontuarei abaixo os principais assuntos citados pela PM:


Major Ricardo:

1- importância de todos saberem as COMPETÊNCIAS da PM, ou seja, o que de fato é trabalho da polícia. Sendo assim, devemos ficar atentos sobre quem tem a responsabilidade sobre, por exemplo, poluição sonora (Prefeitura - 156) estacionamento indevido ( BHTRANS - 156), entre outros. Temos de chamar a polícia para crimes ou suspeição. Precisamos focar na real atuação da PM.

2 - importância do REGISTRO das ocorrências: para qualquer tipo de crime temos de fazer o Boletim de Ocorrência! Sem isso não tem como a PM agir. Seja o furto de um celular, seja um assalto à mão armada, tem de fazer! A PM será distribuída e organizada conforme esses registros. Então se OFICIALMENTE relatamos um crime, contribuímos para o combate ao crime!

3 - em 2017 houve redução dos crimes violentos no bairro Padre Eustáquio. Foram 3% a menos, do que em 2016, no mesmo período. Parece pouco, mas é uma REDUÇÃO muito valiosa! São crimes violentos: roubo a mão armada, homicídio, latrocínio, estupro, sequestro. Furto: retira o bem sem ataque direto ao cidadão.

4 - sobre patrulhamento: há carros e motos. Bicicletas ainda não. E a cavalo não é adaptável ao bairro por conta do relevo.

5 - ainda este ano serão implantadas bases comunitárias da PM em pontos específicos do bairro.


Tenente Rocha:

1 - importância da PREVENÇÃO sempre! Algumas atitudes: evitar ficar dentro de carros estacionados; evitar usar celular nas ruas; esperar ônibus em pontos mais movimentados; se o ônibus estiver demorando muito, pegar qualquer ônibus e sair do local ermo.

2 - foi apresentado o triângulo de análise do crime: são três fatores que ajudam na ocorrência do crime: comportamento da vítima; predisposição do autor (se quer cometer crimes, cometerá de todo modo!); ausência de vigilância. Dois desses fatores podem ser modificados pelo trabalho da PM com a comunidade. Para prevenção! Deixou claro que a PM pretende em primeiro lugar EVITAR o crime. Quando já se tem um criminoso é sinal que o crime já aconteceu. E isso é negativo!

3 - avisar a polícia é o primordial, está em primeiro lugar. Antes de informar para a rede, já deve acionar 190, número de EMERGÊNCIA. Se o 190 tem alta demanda, pode dar problema no atendimento, então deve-se ligar para a 9ª Cia 3036-1200, localizada na Via Expressa, quase na entrada do bairro Coração Eucarístico. Uso do disque-denúncia 181: quando é uma denúncia planejada, sobre algum fato que possa ajudar em uma investigação. Não é emergência.

4 - nós, cidadãos, também somos responsáveis pela segurança pública. Por isso a vigilância e a prevenção são também nossa parte. Precisamos CONTRIBUIR. E as redes são parte desse processo. Porque cada membro é uma câmera viva.

5 - atenção aos horários de circulação no bairro, entrada e saída dos prédios e casas. Em geral, horários que não são de pico, sem congestionamento, são os mais visados pelos bandidos motorizados, porque facilita a fuga.

6 - blitz: são planejadas de modo a não interferir na circulação. Exemplo: não vai acontecer uma blitz na Aquidaban com Progresso às 17h! E vão ser implantadas aos poucos. Já estão ocorrendo em alguns pontos do bairro.

7 - Sirenadas - já estão acontecendo! A viatura passa e aciona a sirene rapidamente. Isso marca presença e espanta o provável bandido que esteja nas imediações.

8 - o bairro Padre Eustáquio tem patrulhamento 24h.


Um pedido muito importante que pode mudar como o bairro é visto, e interferir nas ações:

Vamos parar de propagar que o bairro está perigoso, que está terrível. Muitas pessoas que nem aqui moram têm a impressão de que o bairro é impraticável. É preciso entender a proporção do bairro dentro da cidade... É um dos três bairros mais populosos (junto com Sagrada Família e Buritis). Portanto há mais crimes. São 30 mil moradores e por volta de 70 mil pessoas que circulam no bairro diariamente. É importante sim sabermos o que ocorre, tanto o que for negativo (para ficarmos atentos) quanto o que for positivo (para diminuirmos a sensação de medo). Para isso existem as redes!

E o mais importante é agirmos positivamente, construindo para mudar a história e o estigma do bairro. As redes têm sido muito colaborativas. Continuemos!


Style Selector
Oregional Skin
bootstrap business templates
Bootswatch Skins (11)
bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates

These are just examples and you can build your own color scheme in the backend.

Background Patterns
bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates bootstrap business templates